data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Renan Mattos (Diário)
Desde o último sábado, a região de Santa Maria saiu da bandeira vermelha e retornou à laranja no mapa do Distanciamento Controlado. Com isso, os serviços e atividades econômicas puderam ampliar o horário de atendimento, como é o caso do comércio na cidade de Santa Maria.
Prefeitura tapa uma das crateras do Parque Itaimbé
Nesta semana, as lojas de rua de itens não essenciais podem atender ao público das 9h às 18h, de segunda-feira a sábado, de acordo com Decreto Executivo 231, publicado no último fim de semana. Fora desse horário, os estabelecimentos poderão operar de acordo com o horário do Alvará de Localização para realizar venda por tele entrega e pegue e leve.
Já os shoppings centers podem funcionar, para atendimento ao público, em até nove horas por dia entre as 11h e as 21h, de segunda-feira a sábado (domingo segue sendo proibido). Fora desse horário só é permitido a abertura para o acesso e funcionamento de atividades essenciais e de restaurantes, conforme permitido pela prefeitura ou para vendas por tele entrega, drive-thru ou pegue e leve.
ALIMENTAÇÃO
As padarias, açougues, fruteiras e distribuidoras de bebidas podem atender o público das 7h às 22h. Aqueles serviços considerados essenciais, que estão com restrição de horários para atendimento ao público, podem operar por delivery de acordo com o horário determinado no alvará.
Os restaurantes e lancherias podem atender o público para consumo no local das 8h às 22h30min e até as 23h30min para a conclusão dos atendimentos e do consumo no estabelecimento. Fora dessa faixa de horário, mas dentro do permitido pelo Alvará de Localização de cada empreendimento, é possível funcionar por meio dos sistemas de pegue e leve e tele entrega.